Os medos são normais

Medo, muitos de nós temos vergonha dos nossos. Achamos que é uma fraqueza do nosso corpo, porém todos seres vivos tem medo, do maior ao menor, do mais alto ao mesmo baixo, do mais rico ao mais pobre, até os mais fortes e os mais sérios.
  No reino animal é muito notável o medo, de uma espécie para outra. Um exemplo disso é o rato, que tem medo do gato, já o gato por sua vez tem medo do cachorro e assim eles formam um ciclo. Porém esse medo é porque uma especie é predadora da outra, ou seja, esse temor é mais para defesa de uma classe de animais, esse tipo de medo é totalmente normal e preciso, em qualquer especie. Nós precisamos de controle, que muitas vezes é o medo.
  Agora vamos imaginar um mundo sem medos, na teoria parece ser maravilhoso, mas na pratica seria um caos, pessoas iriam ariscar suas vidas e a de terceiros, se jogando de prédios, passando na frente de carros, entre outras coisas sem o menor medo de se machucar ou morrer. Creio que em pouco tempo a humanidade chegaria ao fim.
  Mas vamos também imaginar um mundo repleto de medos. Teríamos medo de sair de casa, de falar, de ficar perto de muitas pessoas ou de ficar sozinho e assim por diante. Não precisa nem dizer que seria um verdadeiro inferno e com toda certeza não iriamos sobreviver.
  O medo é um dos freios do nosso corpo, para evitar que morremos precocemente. É normal e faz bem ter esse sentimento acionado em alguns momentos, porém é preciso procurar tratamento quando sentimos muito medo de coisas essenciais para nossas vidas, como sair de casa ou falar com pessoas desconhecidas.
  Não é preciso ter vergonha dos seus medos, eles são normais desde que tenham um equilíbrio e não te fação mal.

Comentários